XVII Jornadas Internacionais de Oftalmologia de Coimbra

Mapa não disponível

Data: 23/06/2017 - 24/06/2017


Carta do Presidente das Jornadas Internacionais Internacionais de Oftalmologia de Coimbra, Prof Joaquim Murta

Coimbra, 26 de Abril de 2017

Prezado Colega

Vão realizar-se nos próximos dias 23 e 24 de Junho as XXVII Jornadas Internacionais de Oftalmologia de Coimbra este ano dedicadas a dois temas da maior atualidade: Oncologia e Medicina Regenerativa Ocular.

O Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia de Coimbra (CHUC) foi reconhecido como Centro de Referência Nacional para Onco-Oftalmologia em 2016 e está profundamente envolvido nas terapias regenerativas nomeadamente da córnea e  superfície ocular. A escolha destes 2 temas tem por finalidade dar conta do trabalho realizado, de envolver mais Colegas nestes temas de grande actualidade e transmitir, através de Convidados Nacionais e Internacionais, com grande experiência, a investigação e tratamentos mais recentes.

Vamos contar com a participação de  Colegas de Serviços de Oftalmologia Nacionais, de Colegas de outras Especialidades, bem como de conceituados convidados estrangeiros: Alvaro Meana (Director of the Asturias Eye bank and Ocular  Advanced Therapy Group,  Oviedo, Espanha), Guillermo Chantada (Research Institute at Hospital de Pediatría JP Garrahan, Buenos Aires, Argentina e Hospital Sant Joan de Déu, Barcelona), Luis Quirós (Profesor Titular en Universidad de Oviedo, Espanha), Maria Antónia Saornil (Hospital Clínico Universitário de Valladolid, Espanha), Miguel Burnier (Director of Clinical Research & Training of the McGill University, Health Centre Research Institute, Montreal, Canada), Rubens Belfort Jr. (Presidente IPEPO – Instituto Paulista da Visão Prof. Titular Oftalmologia EPM – UNIFESP, São Paulo, Brasil) e Rubens Belfort Neto Director da Oncologia Ocular da UNIFESP / Escola Paulista de Medicina; Presidente da Sociedade Pan-Americana de Oncologia Ocular, São Paulo, Brasil).

Realizar-se-á no dia 22 de Junho o Symposium Champalimaud e no dia 23 de Junho de manhã o Curso EUPO dedicado a Córnea e Superfície Ocular, com a participação de alguns dos convidados das Jornadas e de molde a transmitir aspectos muito actuais destas áreas científicas.

Como poderão constatar no Programa Científico que se junta, dar-se-á uma vertente muito prática a toda a reunião. Haverá 2 sessões de apresentação de casos clínicos controversos. Se desejar apresentar um caso clínico, a data limite da entrega será dia 10 de Junho.

Achamos muito aliciante o programa científico da reunião, mas o seu sucesso dependerá da presença e participação dos Colegas. Estou certo que será uma ótima oportunidade para atualização e discussão de temas de grande interesse bem como de uma salutar confraternização entre todos.

Contamos consigo em Coimbra.

Com os melhores cumprimentos

O Presidente das Jornadas

(Prof. Doutor Joaquim Murta)

 

Pré-Programa Jornadas de Coimbra 2017