Falecimento do Prof. Doutor João Manuel Ruas Ribeiro da Silva

Prof. Doutor João Manuel Ruas Ribeiro da Silva
1929-2018

Caro(a) Colega,

Faleceu ontem, dia 10 de Janeiro de 2018, o Sr. Prof. Doutor João Manuel Ruas Ribeiro da Silva.

O Sr. Professor Ribeiro da Silva foi uma figura de grande importância na Medicina Portuguesa, nomeadamente na Oftalmologia.

Fez a sua formação no Serviço de Oftalmologia no Hospital de São José, sob orientação do Sr. Dr. Sertório Sena e posteriormente, do Sr. Dr. Assis de Brito.
Estagiou, desde 1956, com o Sr. Prof. Jules François, oftalmologista de renome mundial, em Gand – Bélgica e esteve ligado a inúmeros Serviços de Oftalmologia na Suíça, em Geneve e Berne, e no Reino Unido, em Londres.
A preparação do seu Doutoramento foi feita no Centro de Estudos Egas Moniz, sob a orientação do Prof. Doutor Almeida Lima com quem colaborou.
Em 1971, fez as provas de Agregação, tendo sido posteriormente nomeado para a Cátedra de Oftalmologia.

Foi Director do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria de 1973 a 1999, função que acumulava igualmente no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto.

Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia nos Biénios 1979/1980 e 1981/1982,  tendo sido o representante de Portugal na Sociedade Europeia.

Presidiu à Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa por três mandatos consecutivos – 1986 / 1995 – tendo contribuído de uma forma muito marcada para a criação da Academia Portuguesa de Medicina, da qual foi o seu primeiro presidente, em 1991.
Foi também o Professor Ribeiro da Silva que internacionalizou a Academia Portuguesa de Medicina e viu o reconhecimento do seu próprio prestígio ao ser eleito Presidente da Federação das Academias da União Europeia em 2001.

Jubilou-se em 2001 como professor decano da Universidade de Lisboa.
Após jubilação dirigiu por alguns anos o Centro de Bioética da Faculdade de Medicina de Lisboa, a cuja criação esteve intimamente ligado. Aí organizou seminários e cursos de mestrado, editou textos e estimulou trabalhos académicos que deram inegável reputação à sua Escola neste domínio.

O Prof. Doutor João Ribeiro da Silva é ainda autor de inúmeras comunicações e trabalhos, publicados em revistas nacionais e internacionais.
Foi também um humanista, poeta e escultor. A sua inteligência e o seu fino humor cativavam quem com ele mais convivia.

Em meu nome pessoal e em nome da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, apresento à família sentimentos de profundo pesar e sentidos pêsames.

Manuel Monteiro-Grillo
Presidente

Informamos que o velório do Sr. Professor Ribeiro da Silva é hoje dia 11 de Janeiro de 2018 na Igreja S. João de Deus, onde está desde as 17h, e que amanhã se realizará a Missa de Corpo Presente às 15h, seguindo depois o funeral para o Cemitério dos Olivais.