ICO Position Statement on Corneal Tissue for Ocular Transplant


 
O International Council of Ophthalmology, ICO pela voz do seu Presidente, o Prof. Hugh Taylor fez saber do ICO Position Statement on Corneal Tissue for Ocular Transplant numa ação conjunta do ICO, Cornea Society e Global Alliance of Eye Bank Associationsque encoraja todos os intervenientes no processo de transplantação, oftalmologistas, bancos de olhos, Ministérios da Saúde, prestadores de serviços clínicos e grupos de defesa não governamentais para promover práticas e políticas nacionais auto-suficientes sustentáveis em relação à qualidade e segurança, procedimento, aquisição, processamento e distribuição equitativa do tecido corneano humano, através da implementação de legislação, política, melhores práticas e serviços éticos, acessíveis e padronizados.
 
O papel de posição sobre o assunto alerta para as boas práticas que é recomendável seguir para a doação e transplantação da córnea, a nível mundial.   A Cegueira de Causa Corneana afeta 4% da população mundial e é em grande parte tratável.
 
A European Eye Bank Association (EEBA) integra o Global Alliance Eye Bank. Neste âmbito e com este espírito participe no XXX Annual Meeting of the European Eye Bank Association sob a liderança da Prof. Maria João Quadrado. O Congresso realizar-se-á em Coimbra nos dias 25-27 Janeiro 2018. Será este um momento ideal para a discutir a doação e transplantação de córnea em Portugal e no Mundo.