ARP – Retina Portugal

 

A ARP – Retina Portugal é uma instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e com estatuto de ONGPD, desde 2014.

Fundada em 1997, com o propósito de informar e apoiar pessoas com doenças degenerativas da retina, atualmente com mais de 2000 associados, distribuídos por todo o país (continente e ilhas).

A nossa Associação tem como principais objetivos: a promoção da saúde visual; a valorização da qualidade de vida e a inclusão social dos seus associados. Os nossos objetivos assentam no conceito de saúde defendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que defende o bem-estar físico, psíquico e social.

A nossa equipa disponibiliza serviços especializados nas áreas da Oftalmologia, Baixa Visão, Ortóptica, Psicologia e Reabilitação. Além dos serviços clínicos, a ARP também desenvolve atividades formativas, socioculturais, pedagógicas e de educação social, de modo a intervir junto da população, sensibilizando para a temática da saúde visual. A Retina Portugal também presta serviços a não associados, numa perspetiva de intervenção alargada, colocando o nosso saber e experiência ao serviço da comunidade.

Somos também, e pretendemos ser cada vez mais, uma entidade abrangente de representação institucional dos cidadãos portadores de patologias da visão, das suas necessidades, ambições e direitos.

Com vista ao aumento da qualidade de vida das pessoas com baixa visão, os nossos Planos de Reabilitação são personalizados e delineados especificamente para responder às necessidades de cada pessoa com baixa visão. Nestes Planos são também consideradas a família e a rede de suporte social da pessoa. Com vista a uma integração plena, intervimos na escola/posto de trabalho, adaptando-os às necessidades e potenciando a autonomia de quem nos procura. Neste trabalho participam Técnicos de Ortóptica, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação e Inserção Social e Técnicos de Orientação e Mobilidade, para além da pessoa com baixa visão e de todos os que fazem parte da sua vida.

O primeiro passo para aceder ao Plano de Reabilitação é a consulta e o encaminhamento pelo Médico Oftalmologista, mediante um relatório que deve conter os seguintes dados:

  • Nome Completo
  • Data de Nascimento / Idade
  • Dados de contacto (telefone, telemóvel e/ou email)
  • Diagnóstico
  • Indicação do melhor olho
  • Correção ótica atualizada
  • Cirurgias e tratamentos oftalmológicos já realizados
  • Resultados de Exames Complementares de Diagnóstico já realizados

Trabalhamos por si, de olhos nos olhos.

ARP – Retina Portugal
Rua Quinta do Cabrinha, 7C/D
1300-906 Lisboa
Tel.: +351 213 660 167
secretaria@retinaportugal.org.pt
www.retinaportugal.org.pt
www.facebook.com/retinaportugal