Bolsas de formação

Bolsas de formação (Bolsa SPO de Apoio ao Internato de Oftalmologia)

Regulamento

O Programa de Formação do Internato Complementar de Oftalmologia prevê estágios opcionais para diferenciação em sub-especialidades, áreas e técnicas em ciências oftalmológicas, em centros especializados, eventualmente no estrangeiro, bem como a apresentação de trabalhos em congressos internacionais

I. Objectivo da Bolsa.

Promoção de estágios, em Instituições ou Hospitais estrangeiros, integrados no Programa de Formação do Internato Complementar de Oftalmologia ou a apresentação internacional de resultados científicos.

II. Modo.

Contribuição monetária, a atribuir por deslocação, visando colmatar eventuais insuficiências de financiamentos previamente atribuídos por outras entidades.

III. Critério.

Aceitação do estágio, em oftalmologia, desde que integrado no plano oficial do Internato; aceitação do trabalho em congresso internacional de reconhecido mérito cientifico na comunidade oftalmológica.

IV. Candidatos.

Serão aceites as candidaturas dos Internos a frequentar o Internato Complementar de Oftalmologia.

V. Prazos.

As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 30 de Novembro do ano anterior àquele a que se refere a bolsa solicitada.

VI. Valor da bolsa.

1.O valor da bolsa será determinado pela direcção da SPO.

VII. Processo de candidatura.

1. Boletim de candidatura, no site da SPO.

2.Documento do Serviço de Oftalmologia de origem, onde conste que o candidato é Interno Complementar de Oftalmologia, o local do estágio e as datas de início e fim mesmo.

3. Relatório resumido do estágio.

VIII. Obrigações do Interno.

1. Apresentação pública do estágio à SPO, se a Direcção entender útil e conveniente.

2. Referência ao financiamento da SPO em versões futuras de relatório, apresentações ou publicações decorrentes do estágio, e em que o Interno seja o primeiro autor.

IX. Processo de atribuição.

1. A proposta de atribuição será homologada pela Direcção, sendo preferidos os estágios de maior interesse cientifico, beneficiando os Internos que não foram previamente contemplados e dentro destes os do último ano.

X. Casos omissos

Os casos omissos serão resolvidos pela Direcção da SPO.